quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ney Franco ou Geninho?

Aconteceu o esperado: Cuca não é mais técnico do Botafogo. Bom treinador, bom caráter, boa praça, bom sujeito, educado, inteligente... Ele reúne uma série de virtudes dificílimas de serem encontradas na mesma pessoa, principalmente no meio do futebol. Porém, é um tremendo pé frio. Se é que pode ser dada ao bafejo da sorte a falta de títulos e de vitórias em jogos importantes. Cuca faz jus ao apelido: tenta tirar da cartola soluções mágicas. Para ficar em só um exemplo, ninguém sabe, ao certo, em que posição joga um tal Eduardo, contratado como garoto-revelação ao Bahia. Já passou pela zaga, lateral, atuou como volante e até na meia. E cada hora aparece num lugar, feito ninja. É apenas para justificar a "teoria da invenção", da qual Cuca é adepto. Que siga seu rumo, provavelmente no Santos. Ney Franco ou Geninho vem aí, para o lugar dele.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Fotos: Ricardo Ayres e Pedro Kirilos/Agência Photocamera
Melhor jogo do ano
Foi um partidaço. Um jogo cheio de alternativas, quatro gols, expulsão, substituições que deram certo e errado, heróis, variações táticas e bola na rede decidindo o confronto no último minuto diante de 80 mil pessoas. Ingredientes de sobra para enlouquecer tricolores cariocas e paulistas. O Fluminense mereceu vencer e chegar às semifinais da Taça Libertadores. Embora só tenha mostrado o ímpeto que o conduziu ao resultado no início do primeiro tempo e no final do segundo. Justamente antes de marcar o primeiro gol e depois de sofrer o empate. Foi comovente ver Washington desabar em lágrimas e assistir Renato Gaúcho sentado no gramado, extremamente emocionado. Aqui, do MUMUNHA, vai o voto para o melhor em campo: Júnior César. Um atuação que beirou a perfeição. Atacou, defendeu, driblou, participou de gol e protagonizou o lance que originou o cartão vermelho para Joílson. Jogou tanto, tanto, que nem dois marcadores (um em cada tempo) foram capazes de detê-lo. A galera está em êxtase. E com razão. Um abraço, daqui, para meus amigos Gileno Azeredo, Vitor Menezes, Alessandro Moraes, Wilson Júnior e Carlos Grevi, tricolores que estão rindo à toa.
Resultado da enquete
O esporte tem a ver, sim, a questão política de Campos. Então, vamos ao resultado da enquete realizada aqui no MUMUNHA sobre uma possível terceira via nas eleições de outubro. Foram colocados cinco nomes para apreciação do internauta. Contabilizamos 10 votos. Roberto Moraes ficou com seis deles. Makhoul Moussálen, três. E Vitor Menezes, mesmo contrariado em ser citado, recebeu um. Frederico Paes e Marcelo Mérida não foram votados. A gente volta ao assunto em breve.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Foto: Álvaro Marcos Teles
Décadas de abandono

Quem nunca ouviu falar que Campos é a “terra do já teve”? No esporte, a coisa não é diferente. Já teve muitos craques de futebol, bons times de basquete, um futsal de alta qualidade, representantes no atletismo que competiam de igual para igual com os melhores do estado, nadadores de ponta, ciclistas de categoria internacional... Mas já teve, principalmente, gente interessada em fazer acontecer. Conseqüentemente, a população lotava estádios, ginásios, ruas e até beiras de piscina.
Hoje o cenário é desolador como a foto acima, de uma das traves do campo do Sapucaia, equipe da usina de cana-de-açúcar de mesmo nome que levantou troféus e mais troféus há uns 30, 40 anos atrás. Culpa do poder público? Em parte, sim. Em boa parte. Ultimamente, e lá se vai um bom tempinho, qualquer iniciativa esportiva passa, quase que obrigatoriamente, pela rédea curta da prefeitura. Uma relação viciada, como ocorre em praticamente todos os outros setores.
Acabou o tempo das iniciativas próprias. Se o prefeito não libera o dinheirinho, não tem time, não tem atleta e não tem torcida organizada. Claro que não é fácil levantar verba de outra forma em uma região como a nossa. Mas também não há o mínimo de esforço neste sentido. Até os tradicionalíssimos campeonatos da “baixada da égua” dependem das migalhas vindas do poder executivo ou, então, da benesse de algum vereador “da área” em troca do nome na camisa da equipe. Na relação gol-voto, a torcida, do lado de cá, continua sendo por dias melhores. Parafraseando Roberto Moraes, Campos merece algo melhor.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Foto: Agência VipcommFoto: Site do Botafogo
Cariocas na final?
Tudo bem, o Vasco melhorou com a chegada de Antônio Lopes em termos de resultados positivos. Eliminou Criciúma e Corinthians de Alagoas da Copa do Brasil. Agora enfrenta o Sport e a temida torcida na Ilha do Retiro. O melhor teste, sem dúvidas. Aliás, o primeiro bom desafio, diga-se de passagem. Seria interessante, para o futebol carioca, uma final entre Vasco e Botafogo. Duelo de alvinegros e vices do Flamengo.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Foto: ReutersDoce recordação
A notícia mais bacana desta segunda-feira foi o encontro de Zico e Maradona no amistoso beneficente realizado em Roma. Lembrei das Copas de 82 e 86, das eternas comparações entre ambos, da Udinese e do Napoli. Da época do futebol mágico, dos lances geniais que, mesmo criança, consegui alcançar. Não chegou a dar vontade de chorar, mas bateu uma saudade danada. Acho que é um sentimento geral, de quem teve o prazer de vê-los nos anos 80, principalmente. Assistir a qualquer um dos dois com a bola nos pés era o mesmo que levar anestesia na coluna cervical. O corpo congelava por causa de uma expectativa praticamente fulminante. Infelizmente, tenho quase certeza de que a geração atual e as futuras não verão mais gênios como Zico e Maradona. Só em DVD. E olhe lá.

domingo, 11 de maio de 2008

Tudo frio ainda
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro teve só um rastro de emoção: o incrível empate em 5x5 entre Portuguesa e Figueirense, no Canindé. Placar de pelada, mas que há muito tempo não se via em uma competição nacional. O resto era mais ou menos o que se previa em termos de resultado, exceção para a derrota do Palmeiras diante do Coritiba por 2x0. Envolvidos em competições paralelas com fases decisivas, muitos times não foram a campo com a força máxima. Variaram entre escalações só de reservas, casos de Santos, Fluminense e Internacional; e equipes mistas, como Botafogo, Sport e São Paulo. Do grupo que está na Libertadores ou na Copa do Brasil, apenas Vasco e Atlético Mineiro atuaram com o que tinham de melhor. O Brasileirão deve começar a engrenar, mesmo, dentro de três ou quatro semanas.

sábado, 10 de maio de 2008

Surpresas na Copa Rio
Rodada quente na Copa Rio neste sábado à tarde. O resultado mais surpreendente foi o massacre do Resende sobre o Aperibeense: 7x0. A vitória de 2x0 sobre o Olaria colocou novamente o Americano na zona de classificação. E o Quissamã, único representante da Terceira Divisão, agora é o segundo de seu grupo depois de bater a Cabofriense em casa por 2x1. O clássico da Baixada Fluminense entre Mesquita e Nova Iguaçu completa a rodada neste domingo. Quarta-feira que vem acontecem os últimos jogos desta fase. Por enquanto, só a Friburguense está classificada. Abaixo, os resultados de hoje e a classificação atualizada.
Grupo F

Volta Redonda 1x1 Madureira
Resende 7x0 Aperibeense
1º) Madureira - 10 pontos; 2º) Volta Redonda - 7 pontos;
3º) Aperibeense - 7 pontos; 4º) Resende - 4 pontos

Grupo G

Friburguense 1x1 América
Mesquita x Nova Iguaçu - amanhã

1º) Friburguense - 11 pontos;
2º) Nova Iguaçu - 5 pontos;
3
º) Mesquita e América - 3 pontos
Grupo H

Americano 2x0 Olaria
Duque de Caxias 2x1 Cardoso Moreira

1º) Duque de Caxias - 10 pontos; 2º) Americano - 8 pontos

3º) Olaria - 7 pontos;
4º) Cardoso Moreira - 3 pontos
Grupo I

Macaé 1x1 Boavista
Quissamã 2x1 Cabofriense

1º) Macaé - 9 pontos; 2º) Quissamã - 6 pontos;

3º) Cabofriense - 6 pontos; 4º)
Boavista - 4 pontos

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Foto: Alexandre Guzanshe/ O TempoFalta de pontaria
Como perde gol esse Atlético Mineiro! Impressionante! Marques (foto acima com Túlio) jogou longe uma chance clara. E um tal Renan Oliveira justificou a reserva. Fez o mais incrível: chutar a bola para fora sem goleiro, na pequena área, e com um zagueiro praticamente batido no lance. Almir, aquele revelado pelo próprio Botafogo, continua o mesmo. Cisca, cisca, consegue uma jogadinha ou outra, e, efetivamente, não produz nada. Quem quase balançou a rede foi Petkovic, apesar de ainda não estar em forma. Do lado carioca, pouca coisa a lamentar e comemorar. O time saiu do Mineirão como queria, sem resultado adverso. Agora, um golzinho do Galo, quarta-feira que vem, bota o Engenhão em chamas. A vaga está, rigorosamente, em aberto.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Foto: Rui Porto Filho/Prefeitura de MacaéChave difícil no Brasileirão
O Macaé está no Grupo 12 do Campeonato Brasileiro da Série C, conforme tabela divulgada ontem à noite pela CBF. Os adversários são Guaratinguetá (melhor aproveitamento da primeira fase do Paulistão 2008), Rio Bananal (na final do Estadual do Espírito Santo) e Boavista (de quem nunca venceu em toda a história). Como dá para perceber, teoricamente a chave é duríssima. Único clube do Norte Fluminense em uma competição nacional este ano, o Macaé usa a Copa Rio para ajustar a equipe, dona de ótima campanha no Cariocão. A Terceira Divisão terá 64 clubes, divididos em 16 grupos de quatro times. Só os dois primeiros avançam para a segunda fase. Os quatro primeiros colocados, ao final da competição, sobem para a Série B de 2009. Quem ficar do quinto ao vigésimo lugar se garante na mesma Série C do ano que vem, ao lado dos quatro rebaixados da Série B desta temporada. Os jogos serão os seguintes:
Macaé x Guaratinguetá - 06/07 (Domingo) - 15 horas
Boavista x Macaé - 09/07 (Quarta-feira) - 20h30
Macaé x Rio Bananal - 13/07 (Domingo) - 15 horas
Rio Bananal x Macaé - 20/07 (Domingo) - 15 horas
Macaé x Boavista - 23/07 (Quarta-feira) - 15 horas
Guaratinguetá x Macaé - 30/07 (Domingo) - 16 horas

Foto: DivulgaçãoTim-tim
Sarro infame rolando na Internet desde a madrugada. Torcedores de outros times do Rio cumprimentam os flamenguistas com um “arriba” e perguntam se querem tequila Tres Sombreros, essa aí de cima. Gente menos perversa escreve na mensagem pessoal do MSN: “soy loco por ti, America”. Futebol e suas mumunhas. Por isso que tem graça. Se não, a gente ia adorar jogar peteca.
Foto: Márcia Rodrigues/Agência FotocomAposta arriscada
Caio Júnior não é um técnico com a cara do Flamengo. Se der certo no clube, vai ser por essas incongruências do futebol. Ele tem uma postura intelectualizada que não combina com a Gávea, onde se idolatra gente vibrante, contagiante, estilo exatamente do antecessor, Joel Santana. Os rubro-negros se identificam muito mais com um técnico espalhafatoso, que faz os gostos da torcida, do que com alguém de gel no cabelo e óculos de professor universitário. É uma questão de perfil mesmo. Além disso, vai ser pé-frio assim no quinto dos infernos! Em uma semana Caio dançou em três campeonatos. Ainda no Goiás, foi eliminado da Copa do Brasil ao tomar de quatro do capenga Corinthians. Domingo, na despedida do time goiano, levou três do modestíssimo Itumbiara em pleno Serra Dourada (com direito a dois do vovô Basílio) e perdeu o título estadual. Chega ao Flamengo e, logo no primeiro jogo que assiste, véspera de assumir, acontece aquilo de ontem. No intervalo, ainda foi para a cabine da Rede Globo e se disse emocionado com a matéria do “Baú do Esporte”, que o mostrou, ainda jogador, ao lado da mamãe em Porto Alegre. Definitivamente, filhinho mimado não é o tipo que cai nas graças da galera do mengão. Estudioso, Caio Júnior precisa agora de carisma. Ou faz adequações de personalidade mais profundas do que uma simples mudança de penteado, ou corre o risco de não emplacar o segundo turno do Brasileirão vestido de vermelho-e-preto.

Chuva de gols na Copa Rio
Quarta-feira de goleadas na Copa Rio. Na maior delas, o Volta Redonda massacrou o Resende, no estádio da Cidadania: 5x0. Com os 3x0 sobre o Mesquita, no Eduardo Guinle, a Friburguense carimbou o passaporte para a próxima fase com duas rodadas de antecedência. Na Baixada Fluminense o Duque de Caxias não tomou conhecimento do Americano e fez 4x2. Ao todo foram marcados 30 gols nos oito jogos deste meio de semana, uma excelente média de 3,75 por partida. Os resultados e a classificação atualizada, você confere aí abaixo.
Grupo F

Volta Redonda 5x0 Resende
Madureira 2x1 Aperibeense
1º) Madureira - 9 pontos; 2º) Aperibeense - 7 pontos;
3º) Volta Redonda - 6 pontos; 4º) Resende - 1 ponto

Grupo G

América 1x2 Nova Iguaçu
Friburguense 3x0 Mesquita

1º) Friburguense - 10 pontos;
2º) Nova Iguaçu - 5 pontos;
3
º) Mesquita - 3 pontos; 4º) América - 2 pontos
Grupo H

Cardoso Moreira 2x1 Olaria
Duque de Caxias 4x2 Americano

1º) Olaria e Duque de Caxias - 7 pontos;

3º) Americano - 5 pontos;
4º) Cardoso Moreira - 3 pontos
Grupo I

Boavista 3x3 Cabofriense
Macaé 1x0 Quissamã

1º) Macaé - 8 pontos; 2º) Cabofriense - 6 pontos;

3º) Quissamã e
Boavista - 3 pontos

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Foto: Agência FotocomPraga de botafoguense?
O filme se repete. No domingo o Flamengo conquista o Campeonato Carioca em cima do Botafogo e na quarta-feira seguinte é eliminado da Taça Libertadores da América. Ano passado, apesar da vitória de 2x0 sobre o Defensor, do Uruguai, o rubro-negro foi muito prejudicado pela arbitragem e não conseguiu reverter a derrota de 3x0 fora de casa. Hoje, minutos atrás, a situação era bem mais cômoda. A goleada de 4x2 no Azteca permitiu ao Flamengo poder perder por até dois gols de diferença. E não é que o América do México aprontou uma das maiores surpresas da competição até agora e sapecou 3x0, com direito a dois golaços do paraguaio Cabañas? Para torcedor de qualquer time pode parecer uma grande coincidência. Menos para os botafoguenses. Que mandinga forte, hein!
Tem Copa Rio hoje
A bola rola solta hoje à tarde pela Copa Rio. É a primeira rodada do returno da terceira fase. Alguns jogos são bem interessantes. Outros, nem tanto. Depois ficam faltando só duas rodadas. Ah, os dois melhores de cada grupo seguem na competição, que classifica o campeão para a Copa do Brasil, o vice para a Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem e o terceiro colocado para uma tal Copa Rio-Espírito Santo. Vamos lá a relação das partidas, acompanhada pela respectiva classificação dos grupos:
Grupo F

Volta Redonda x Resende
Madureira x Aperibeense
Classificação
- 1º) Aperibeense - 7 pontos; 2º) Madureira - 6 pontos; 3º) Volta Redonda - 3 pontos; 4º) Resende - 1 ponto
Grupo G

América x Nova Iguaçu
Friburguense x Mesquita

Classificação
- 1º) Friburguense - 7 pontos; 2º) Mesquita - 3 pontos; 3º) Nova Iguaçu e América - 2 ponto
Grupo H

Cardoso Moreira x Olaria
Duque de Caxias x Americano

Classificação
- 1º) Olaria - 7 pontos;
2º) Americano - 5 pontos; 3º) Duque de Caxias - 4 pontos; 4º) Cardoso Moreira - 0 ponto
Grupo I

Boavista x Cabofriense
Macaé x Quissamã

Classificação
- 1º) Macaé e Cabofriense - 5 pontos;
3º) Quissamã - 3 pontos; 4º) Boavista - 2 pontos
Foto: Site da RecordTrês perguntas a Ronaldo
Agora há pouco, na Record, Britto Júnior fez indagações pertinentes sobre o caso Ronaldo. Que deveriam, duas delas, serem respondidas pelo próprio jogador. Já a terceira, cai no colo do delegado responsável pelo, digamos, caso. Os questionamentos do apresentador são os seguintes:
1 - O que Ronaldo e três travestis ficaram fazendo durante três horas em um quarto de motel? Teriam conversado sobre a séria contusão do atacante?
2 - Em que momento, especificamente, Ronaldo se deu conta de que não eram mulheres?
3 - A repentina e surpreendente mudança de depoimento dos travestis foi causada por que, especificamente?
Sagaz, o próprio Britto fez questão de encerrar o assunto e saiu com essa: "A natureza responde, não é?". Boa.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Foto: Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COMBom reforço
Na contramão da maioria, acho, sim, que Carlos Alberto tem tudo para emplacar no Botafogo. Ao contrário da fogueira de vaidades camuflada do São Paulo, em General Severiano ele vai encontrar um ambiente tranqüilo, sereno, formado por jogadores, em sua maioria, ainda em busca do sonhado lugar ao sol no futebol. Cuca, apesar do jeito "paizão", tem verdadeira fixação por disciplina e dedicação. O que pode ser bom para o jovem Carlos Alberto, apenas 23 anos de idade, em um momento complicado da carreira. Bebeto de Freitas, acostumado a lidar com egos inflados desde a época de jogador e técnico de vôlei, tratou de tirar todo o peso dos ombros do novo reforço logo na chegada. Carlos Alberto, longe de ser um cordeiro em busca do cajado mágico, sabe, também, que tem uma chance de ouro para mostrar que não é só uma eterna promessa de craque com fama de indisciplinado e brigão.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Foto: Álvaro Marcos Teles
Cadê a trave?
Andar por aí à procura de boas imagens é uma atividade bem legal. Que o digam companheiros e fotógrafos profissionais como César Ferreira, Diomarcelo Pessanha e Wellington Cordeiro. Do alto de meu amadorismo primário, consegui essa, na quadra de esportes da localidade de Sapucaia, em Campos. Justamente onde já houve um time campeão municipal, nos áureos tempos das boas equipes custeadas pelas usinas de cana-de-açúcar. Doce lembrança. Hoje, parece que falta alguma coisa. Um suporte, uma base. Como na foto.
Homenagem ao desiludido
Revirando o baú, achei um velho texto. Quase poesia. Apesar da falta de ligação direta com futebol, acho que encaixa com o momento vivido pelos botafoguenses. Aqueles que, como eu, ontem vestiram a camisa e foram para o bar torcer. E, pior, tiveram de voltar para casa e olhar de frente para filhos e esposa. Dêem uma conferida só.

Vou demorar a chegar
Sei que vai esperar
Pra me ouvir gaguejar
E dizer que não vou conversar
Você insiste em me ensinar
Que vencer não é ganhar,
Que o importante é chegar,
Que o telefone não vai tocar,
Que o banco não vai cobrar,
Que quem me embala é o mar.
Você vai dizer sem falar,
Vai sentir sem me tocar,
Vai dormir pra me encantar.
Agora mais quero me animar.
Sorrir e chorar,
Dirigir e andar,
Correr para te amar.
Beber sem escandalizar,
Escrever e não rimar,
Sentir tua boca e não beijar,
Encostar o sofá e analisar,
Descobrir o que comentar
Na mesa do bar.
Prometo não me emocionar,
Te levar para jantar,
Bater palma e sambar.

Foto: Reprodução
Craque das letras
Dizem por aí que ele é o Armando Nogueira de Campos. Discordo. Para mim, Péris Ribeiro não se compara a ninguém, nem a um mestre na arte de escrever. Dia desses saboreei novamente seu linguajar refinado. A fluidez com que conduz um texto assombra pela criatividade. Ou seria genialidade? Recomendo toda sua obra e, para os íntimos, um bom papo pessoalmente regado a chopp gelado em um boteco do Rio; ou a um vinho do porto, à beira de qualquer mesa. Para quem, amante do futebol, ainda comete o pecado de não conhecer e para refrescar a memória dos fãs, aí vai a dica: leiam “Em cima do lance”, lançado em 2001. É uma coletânea de crônicas publicadas no jornal Folha da Manhã. Nelas, uma incrível viagem ao túnel do tempo. Foram reunidos 27 personagens que fizeram história em Campos, no Brasil e no mundo. Indispensável.

domingo, 4 de maio de 2008

Foto: Maurício Val/ Agência Vipcomm
Legítimo bicampeão
Balela, a questão da falta de pernas do Flamengo. O time tentou administrar no primeiro tempo. Não deu, graças a uma infelicidade raríssima de Bruno. Bastaram quatro minutos da etapa derradeira para tudo mudar, graças as mudanças feitas por Joel Santana. Tirar dois volantes e lançar dois atacantes em um jogo de decisão não é para qualquer um. Precisa ter peito. E o Natalino provou que carcaça é um de seus fortes. Mandou o time para a frente, empatou, inverteu a situação e poderia até ter vencido com folga maior. Porém, os 3x1 foram mais que suficientes. Tão categóricos que não deram margem sequer a chororô algum. Festa e pose de um legítimo time vencedor, mesmo sem ser brilhante.
Foto: Site do Botafogo
Foto: Agência Vipcomm
Inventor e prático
Criatividade pode ser sinônimo de vitórias. Pode. Ou não. Com certeza, serve para destacar-se, chegar a um patamar, digamos, diferenciado. É o caso de Cuca, no Botafogo. Somado a um fino trato com a imprensa, postura de bom moço, pose de paizão com os jogadores, ar de intelectual da bola, o treinador do Botafogo faz esconder suas fraquezas. A maior delas, curiosamente, é justamente a quase eterna mania de inventar jogadores e situações. O que, em primeira análise, poderia ser confundido justamente com...criatividade! E, se desse certo, haveria o batismo sonhado pelo técnico. Cuca tem virtudes inquestionáveis. Trabalha sério, duro, retira muito de seus comandados - até o desdobramento de funções e uma entrega comovente. Quase tudo muito bonito. Quase. Não fosse uma tentativa sucessiva de tirar o coelho da cartola, para, em caso de sucesso, ser apontado como gênio tático. Escalar constantemente zagueiro, volante e até atacante na lateral; improvisar em outros setores e acreditar em atletas tecnicamente fracos beira a teimosia desenfreada. Resultado: deu Joel Santana e sua prancheta. Ou, traduzindo: o sujeito prático, que manda o time atacar quando está em situação adversa e defender na hora que tem uma boa vantagem. É isso, Cuca. Vê se aprende. Você pode. Basta simplificar.
Um banco e outro
Depois da vitória do Flamengo, domingo passado, escrevi, aqui no MUMUNHA, que a diferença para o Botafogo está no banco de reservas. Tem gente que não concorda, claro, e até faz beicinho. Coincidência ou não, hoje, de novo, os suplentes do rubro-negro fizeram a diferença. Aliás, no placar somado dos dois jogos, foram três gols de Obina e um de Diego Tardelli – que já havia marcado o tento derradeiro na final da Taça Guanabara. Por outro lado, tem o Fábio. Ah, o clone do Will Smith. O ator, uma lenda. O jogador, por enquanto, um fiasco. Obina e Tardelli, sósias deles mesmos, estão aí, beijando a taça.
Foto: Maurício Val / Agência VipcommSonho real
Negro, folclórico, veloz, dentuço, despachado, gordinho... O cartel de características de Obina é vasto e se assemelha, muito, a outros dois antigos centroavantes do Flamengo: Fio “Maravilha” e Peu. Há um adjetivo, entretanto, que talvez o faça diferente: estrela. Justamente, ironia do destino, o símbolo maior do Botafogo, rival derrotado & derrotado neste Campeonato Carioca que terminou hoje. Do alto de seus cabelinhos ralos e encaracolados, Obina disse, minutinhos antes de a bola rolar, que poderia novamente se tornar herói, tal qual domingo passado. A resposta foi a uma pergunta da Rede Globo sobre suposta premonição do zagueiro Fábio Luciano. O defensor teria dito ao atacante que sonhara com novo gol dele, desta vez fatal. Talvez Fábio tenha esquecido de dizer que a realidade, vez por outra, duplica os devaneios cândidos da madrugada.
Nova pergunta
Agora o MUMUNHA quer saber a opinião do internauta em relação a Taça Libertadores. Vencedores nos jogos fora de casa, Flamengo e Fluminense deram um passo gigantesco rumo às quartas-de-final. Mas será que os dois se classificam, jogando no Maracanã? Como as partidas acontecem no meio-de-semana, o tempo para votar é curtinho. Podem começar!
Empate na enquete
Pelo menos na enquete do MUMUNHA, o resultado foi apertado. Para a pergunta: "Quem ganha o Cariocão 2008?" votaram 18 internautas. Nove apontaram para o Botafogo e igual número acreditou no Flamengo. Melhor para os rubro-negros, claro. Valeu aí, pessoal. Continuem participando.

sábado, 3 de maio de 2008

Foto: Bruno Campos/site MacaéResultados da Copa Rio
A bola rolou neste sábado pela Copa Rio. Confiram aí os resultados e a nova classificação dos grupos:
Grupo F

Resende 1x2 Madureira
Volta Redonda 2x3 Aperibeense
Classificação
- 1º) Aperibeense - 7 pontos; 2º) Madureira - 6 pontos; 3º) Volta Redonda - 3 pontos; 4º) Resende - 1 ponto
Grupo G

Mesquita 1x1 América
Friburguense 2x1 Nova Iguaçu

Classificação
- 1º) Friburguense - 7 pontos; 2º) Mesquita - 3 pontos; 3º) Nova Iguaçu e América - 2 ponto
Grupo H

Americano 3x2 Cardoso Moreira
Duque de Caxias 1x3 Olaria

Classificação
- 1º) Olaria - 7 pontos;
2º) Americano - 5 pontos; 3º) Duque de Caxias - 4 pontos; 4º) Cardoso Moreira - 0 ponto
Grupo I

Quissamã 3x2 Boavista
Macaé 1x1 Cabofriense

Classificação
- 1º) Macaé e Cabofriense - 5 pontos;
3º) Quissamã - 3 pontos; 4º) Boavista - 2 pontos
Foto: Agência VipcommFoto: Site do Botafogo

Ligeira vantagem
Durante a semana muitos torcedores do Botafogo, como meu amigo Luís Costa, por exemplo, alardearam acreditar em vitória folgada neste domingo. O placar do Luís, só para explicitar, é 3x0 – “gols de Alessandro, Wellington Paulista e Diguinho”, ressaltou. Até quem está do outro lado pôs as barbas de molho. É o caso do também camarada flamenguista Leandro Nunes. Domingo passado, mesmo depois do triunfo rubro-negro, aos microfones da Band FM de Campos ele não teve dúvidas em apontar o alvinegro como favorito ao título. A alegação, em ambos os casos, tem como base a viagem do Flamengo ao México, no meio da semana. O desgaste foi natural, evidentemente. Só que trata-se da decisão do Campeonato, justamente o momento em que o jogador corre com três pernas ajudado por três pulmões. Com o placar favorável, o Flamengo pode administrar a vantagem e explorar os contra-ataques. Se não sofrer gol nos primeiros 20-25 minutos, passa a jogar também em cima de um provável nervosismo além da conta dos botafoguenses, traumatizados pelos últimos insucessos diante do rival. Mesmo com todo esse falatório sobre a exaustão, o Flamengo está na frente. No escore e na tranqüilidade. Em final, são dois largos passos rumo ao título. Ao Botafogo, resta tentar reverter a situação o mais rapidamente possível. De preferência, antes do intervalo. Vai ser mais um jogaço, com certeza.


sexta-feira, 2 de maio de 2008

Rodada da Copa Rio
A terceira rodada da terceira fase da Copa Rio acontece neste sábado, com todos os jogos começando às 15 horas. As partidas são as seguintes:
Grupo F

Resende x Madureira
Volta Redonda x Aperibeense
Classificação
- 1º) Aperibeense - 4 pontos; 2º) Madureira e Volta Redonda - 3 pontos; 4º) Resende - 1 ponto
Grupo G

Mesquita x América
Friburguense x Nova Iguaçu

Classificação
- 1º) Friburguense - 4 pontos; 2º) Nova Iguaçu e Mesquita - 2 pontos; 4º) América - 1 ponto
Grupo H

Americano x Cardoso Moreira
Duque de Caxias x Olaria

Classificação
- 1º) Olaria e Duque de Caxias - 4 pontos; 2º) Americano - 2 pontos; 4º) Cardoso Moreira - 0 ponto
Grupo I

Quissamã x Boavista
Macaé x Cabofriense

Classificação
- 1º) Macaé e Cabofriense - 4 pontos; 2º) Boavista - 2 pontos; 4º) Quissamã - 0 ponto

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Para ganhar experiência
A campanha do Quissamã nas duas primeiras fases da Copa Rio foi excelente. O time, que mais uma vez se prepara para disputar a Terceira Divisão, enfrentou adversários tradicionais no futebol carioca. E massacrou Campo Grande e Olaria em casa, fazendo seis gols em cada um deles. Na fase atual, em um grupo forte, perdeu as duas primeiras partidas. Foram os mesmos 2x0 adversos para Macaé e Cabofriense. Ainda resta enfrentar o Boavista e, depois, todos eles no returno. As equipes são da elite estadual e, com certeza, exigem muito do Quissamã. Mas é encarando os melhores que o elenco ganha experiência e confiança para uma boa campanha na Terceirona.