quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pão de queijo ou tango?

Fotos: Agência Vipcomm e Site Estudiantes
Um deles, somente um deles, vai repetir essa cena aí de cima ao fim do jogo de logo mais. Cruzeiro e Estudiantes, rigorosamente iguais, encerram hoje, no Mineirão, a Taça Libertadores 2009. O empate sem gols em La Plata, semana passada, foi bom resultado os brasileiros. Bom, mas não ótimo. Como o regulamento para a decisão não leva em conta gol marcado fora de casa, nesta quarta-feira precisa haver um vencedor. Mesmo que seja nos pênaltis, caso os 90 minutos terminem com igualdade por qualquer placar.

Mais time, o Cruzeiro tem. Mais torcida na finalíssima, também. Maior motivação pelo fato de atuar em Belo Horizonte, sim, tem. Só que falamos de Libertadores, a maior competição de todas as Américas. E de argentinos. E de Verón, o carequinha craque e líder deste regular e eficientíssimo Estudiantes, decidindo a segunda competição continental no Brasil em apenas seis meses - se lembram da Copa Sul-Americana vencida pelo Internacional no ano passado, não é? Podemos, e devemos, ressaltar a frieza argentina na hora derradeira. Eles aparentam destempero, partem para a violência, mas tudo isso quando percebem a derrota bem pertinho. Enquanto vislumbram a chance da conquista usam a catimba, tentam irritar o adversário numa provocação constante.

Ao Cruzeiro é necessário ter calma, paciência para encontrar o gol. Ou, os gols. Controlar os nervos de toda maneira, como feito no primeiro duelo. De preferência, saindo na frente do placar. Forçar o jogo pelo miolo da frágil zaga adversária pode ser bom caminho, com a aproximação sempre surpreendente de Ramires. Ah, a zaga! A do Cruzeiro também não inspira confiança. São beques altos e igualmente atabalhoados. Creio num Estudiantes fechado, buscando atrair o Cruzeiro para ter espaços no contra-ataque. E nisso eles são bons. Promete ser de arrepiar! Torço para o Cruzeiro como brasileiro. Tomara que a noite seja azul mesmo e não negra, como este céu de nuvens carregadas hoje na Região Sudeste. É o pão de queijo contra o tango.

terça-feira, 7 de julho de 2009

A virtual constelação corinthiana

Bastou conquistar a Copa do Brasil para o Corinthians ser tomado por uma enorme onda de rumores, dando conta de que estrelas do futebol mundial serão contratadas para a disputa da Taça Libertadores 2010. Deco, Verón, Riquelme... Astuto, o técnico Mano Menezes rechaça a idéia e diz, categoricamente, preferir não trabalhar com um elenco galático. O treinador sabe o potencial do grupo que tem nas mãos. E, sinceramente, o Corinthians precisa, no máximo, de uns dois ou três reforços. Além de, claro, manter o que já possui.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cruzeiro mereceu a classificação

Foto: Lucas Uebel/Agência Vipcomm
E não é que o Grêmio repetiu o Internacional! Assim como o rival, o tricolor gaúcho precisava vencer, tomou dois gols ainda no primeiro tempo e o máximo que conseguiu foi empatar. Se na véspera o Colorado viu o título da Copa do Brasil ir para o Corinthians em pleno Beira-Rio, ontem o Grêmio perdeu a vaga na final da Libertadores com o 2x2 diante do Cruzeiro, no Olímpico. Merecida classificação dos mineiros. O Cruzeiro tem um time mais coeso e melhor tecnicamente. E é favorito no duelo com o Estudiantes, da Argentina, na finalíssima da competição continental mais desejada das Américas.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Série D começa domingo

Domingo a bola rola para o Campeonato Brasileiro da Série D. Três times do Rio de Janeiro estão na disputa. O Macaé pertence ao Grupo 5, ao lado de Atlético de Alagoinhas (Bahia), Rio Branco (de Vitória) e Fluminense de Feira de Santana (Bahia) - seu adversário de estréia, no campo do América. No Grupo 6, os outros dois cariocas. O Madureira de cara enfrenta o Tupi, de Juiz de Fora, no estádio do Bangu. E o Friburguense inicia sua jornada fora de casa, diante do Paulista de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Na primeira fase são 39 times (isso mesmo, faltou um para chegar a 40, pode?) divididos em 10 grupos. Nove chaves têm quatro equipes, o que só não acontece no Grupo 1, que ficou com apenas três; Nacional do Amazonas, Genus (de Rondônia) e Roraima (de Roraima mesmo) porque nenhum clube do Acre quis participar da disputa. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam para a segunda fase, num total de 20 clubes.

Confira a divisão de grupos:

Grupo 1 - Nacional (Amazonas), Genus (Rondônia) e Roraima (Roraima)

Grupo 2 - Cristal (Amapá), Moto Clube (Maranhão), São Raimundo (Pará) e Tocantins (Tocantins)

Grupo 3 - Ferroviário (Ceará), Treze (Paraíba), Flamengo (Piauí) e Alecrim (Rio Grande do Norte)

Grupo 4 - CSA (Alagoas), Central (Pernambuco), Santa Cruz (Pernambuco) e Sergipe (Sergipe)

Grupo 5 - Atlético de Alagoinhas (Bahia), Fluminense de Feira de Santana (Bahia), Rio Branco (Espírito Santo) e Macaé (Rio de Janeiro)

Grupo 6 - Madureira (Rio de Janeiro), Friburguense (Rio de Janeiro), Paulista de Jundiaí (São Paulo) e Tupi de Juiz de Fora (Minas Gerais)

Grupo 7 - Uberaba (Minas Gerais), Uberlândia (Minais Gerais), Mirasol (São Paulo) e Ituano (São Paulo)

Grupo 8 - Brasília (Distrito Federal), Crac (Goiás), Anapolina (Goiás) e Araguaia (Mato Grosso)

Grupo 9 - Naviraiense (Mato Grosso do Sul), Londrina (Paraná), Ypiranga (Rio Grande do Sul) e Chapecoense (Santa Catarina)

Grupo 10 - Corinthians (Paraná), Pelotas (Rio Grande do Sul), São José (Rio Grande do Sul) e Brusque (Santa Catarina).

No final, os quatro melhores times de todo o campeonato se classificam para a Série C de 2010.

André Lima para acalmar os ânimos

Depois de tentar Josiel e Zé Roberto, do Flamengo, e despertar ainda mais a ira da torcida, a diretoria do Botafogo acena com uma possível contratação que tem tudo para cair no gosto da galera: o atacante André Lima, com passagem de sucesso pelo clube em 2007. Junto com ele chegaria Otacílio Neto, do Corinthians.

Pôster do Corinthians campeão

Foto: Daniel Augusto Jr./Site Corinthians
Pra fechar a cobertura do Mumunha, aí está o pôster do Corinthians campeão da Copa do Brasil 2009. Conquista justíssima, por sinal.

Jorge Henrique, o "cara" da final

Foto: Daniel Augusto Jr./Site Corinthians
Ele fez o primeiro gol em São Paulo. E contribuiu taticamente pra caramba no jogo em casa. No Beira-Rio, além de ter aberto o placar em bela cabeçada, jogou muito com e sem a bola. Foi atacante, meia, lateral, ponta... O nome da decisão é... Jorge Henrique!!! O melhor do Corinthians na finalíssima.

O marketing do Corinthians já sabia!

Esse pessoal do marketing do Corinthians é de uma competência de tirar o chapéu. Olha o que já está lá na página inicial do site do clube, segundos depois do apito final do árbitro em Porto Alegre!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Alecsandro, artilheiro desolado

Pensem na cena: o cara entra no segundo tempo da final e faz dois gols para o seu time, que joga em casa, diante da torcida. Tinha tudo para ser herói, certo? Errado. Alecsandro, do Internacional, foi o protagonista da ilustração. Mas de nada adiantou ter balançado a rede do Corinthians duas vezes, esta noite. Tá bem, tá bem. Adiandou, sim. O Inter, ao menos, não perdeu a finalíssima. Perdeu, "só", o título.

Estudiantes? Não, eles sabem tudo!

Foto: Site Estudiantes
Pausa rápida na Copa do Brasil. Que Estudiantes, que nada. São profissionais! Hehehehe... Com o perdão da brincadeira, quero dizer que o Estudiantes, de La Plata, Argentina, é o primeiro finalista da Taça Libertadores 2009. Venceu o Nacional, do Uruguai, hoje à noite, por 2x1, fora de casa. Já havia derrotado o adversário em seus domínios, semana passada (1x0). Vale lembrar que ano passado o time do carequinha Verón e Cia. também chegou à decisão da Copa Sul-Americana, conquistada por esse mesmo Internacional, de Porto Alegre, que perdeu a Copa do Brasil para o Corinthians, em jogo ainda em andamento.

Vestiário do "Timão" antes do jogo

Foto: Daniel Augusto Jr./Site Corinthians
Imagem dos jogadores do Corinthians no vestiário do Beira-Rio, minutos antes de o time entrar em campo para conquistar a Copa do Brasil sobre o Internacional.

Muricy no Internacional?

Pode parecer mera especulação precipitada, mas não é para quem conhece um pouco dos bastidores do Internacional. Este blogueiro acredita piamente que o emprego do técnico Tite depende do segundo tempo deste confronto com o Corinthians. O título já está perdido, todo mundo sabe disso. Só que se o Inter levar uma goleada acachapante, periga o treinador amanhecer sem emprego. Ainda mais levando em consideração que Muricy Ramalho, queridinho de boa parte da diretoria Colorada, saiu há pouco tempo do São Paulo. Muricy já comandou o Inter e deixou saudades no clube.

A tática do Corinthians

Aparentemente, na escalação, o Corinthians joga num 4-3-3. Alessandro e André Santos nas laterais; Chicão e William no fundo; Cristian e Elias protegendo com Douglas armando; e Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho na frente. O grande segredo de Mano Menezes está justamente na variação tática no decorrer das partidas. Muito disciplinados, Dentinho e Jorge Henrique desempenham múltiplas funções; atacam, fecham o meio e marcam nas laterais. Às vezes, o Corinthians tem 6-3-1. Ou até 7-2-1. Como pode surpreender num 4-4-2. E, mesmo, num 3-5-2. Está na movimentação intensa a maior virtude. E Mano tem, em mãos, jogadores capazes de executar bem a tarefa.

A esperteza de Ronaldo

Ele pouco aparece, isso é notório. Mas quando toca na bola, é decisivo. Nos dois gols do Corinthians, Ronaldo saiu da área. E participou da trama ofensiva que resultou em bola na rede. No primeiro gol, tabelou e a bola foi para o cruzamento que achou a cabeçada certeira de Jorge Henrique. No segundo, foi dele o passe que deixou André Santos livre para chutar e estufar o barbante.

É campeão! É campeão!

A torcida do Corinthians, presente ao Beira-Rio, já canta "é campeão!". O segundo gol, de André Santos, aos 28 do primeiro tempo, tirou a dúvida até do corinthiano mais incrédulo.

Corinthians campeão aos 20 minutos

Voltamos antes do previsto. Levem a mão, não, mas o Corinthians é campeão da Copa do Brasil com esse gol de Jorge Henrique aos 20 minutos do primeiro tempo. Pode comemorar, Fiel!

Rolou

Bola em jogo no Beira-Rio para a grande final da Copa do Brasil entre Internacional e Corinthians. No intervalo, mais postagens aqui no Mumunha.

Sai do muro, Caio!

Caio Ribeiro, aquele ex-atacante de São Paulo, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Internazionale de Milão, entre outros clubes, agora comentarista da Rede Globo, disse há instantes que a vantagem do Corinthians é para ser administrada somente nos 10 minutos finais. Não joga pra galera, Caio! É claro que o Corinthians vai usar o jogo inteiro os 2x0 feitos no Internacional em São Paulo.

Tai-Son-Jorge

Taison, ao melhor estilo Barack Obama, no "Yes, we can!"

E São Jorge Guerreiro, abençoado e abençoando o "Timão"

Êta final sensacional!

Até nas gozações.

São Caetano aposta em Washington

Foto: Anderson Rodrigues/Site São Caetano
O atacante Washintgon, 30 anos, ex-Americano e Goytacaz, é o novo reforço do São Caetano para a Série B do Brasileirão. E olha que o time do ABC Paulista precisa de gols. Seu ataque é o pior da competição, tendo balançado as redes adversárias apenas três vezes em oito jogos. Não à toa, o "Azulão" ocupa a penúltima colocação na tabela e hoje estaria rebaixado para a Série C. Antes de desembarcar em São Caetano do Sul, Washington defendia o Vitória, da Bahia. Ele já atuou ainda na Portuguesa, Palmeiras e Sport, entre outros clubes. O São Caetano também contratou o lateral direito Patrício, ex-Grêmio, e o volante Jairo (do Atlético Paranaense).

Lateral Neném no interior paulista

Foto: Site Catanduvense
Neném, lateral direito revelado pelo Americano de Campos, e campeão da Taça Libertadores da América com o Palmeiras, em 1999, é o novo reforço da Catanduvense para a disputa da Copa Paulista. A estréia do time será no próximo dia 12, em casa, contra a Ferroviária de Araraquara. Aos 33 anos, Neném jogou também em clubes como Santos, Cruzeiro e Botafogo. Ultimamente ele andava pelo interior do Estado do Rio de Janeiro. Atuou no Cardoso Moreira, Aperibeense e ultimamente estava na Cabofriense.

Inter x Corinthians: o jogo do ano

Fotos: Agência VipComm e Site Ronaldo
No duelo de Titãs hoje à noite, no Beira Rio, uma final digna para a Copa do Brasil. Internacional e Corinthians fizeram as melhores campanhas e foram os times mais eficientes da competição. Com a enorme vantagem conquistada com os 2x0 em São Paulo, o Corinthians navega em mar de tranqüilidade. Uma calmaria de quem vê o título ali, logo ali, pertinho. Apesar da força da torcida e da própria equipe, o Internacional trocou a paz de semanas atrás por uma turbulência enorme. Precisa golear, tarefa inglória. E logo os corinthianos, tão eficazes e sólidos em sua defesa. Nilmar volta, Ronaldo vai a campo. Ainda tem a raça de Guiñazu num meio-campo, a velocidade aguda de Elias no outro. O Colorado confia ainda em Lauro, Índio, D´Alessandro e Taison. E o "Timão", em Felipe, Chicão, Douglas e Jorge Henrique. Para completar, os dois laterais esquerdos campeões com a Seleção Brasileira na Copa das Confederações envergam, cada um, uma camisa. Kléber volta ao Inter. André Santos retorna ao Corinthians. Logo mais não dá para desgrudar da televisão nesta decisão eletrizante.

Estádio de Macaé: empresa vai mudar

Foto: Site Prefeitura de Macaé
A prefeitura de Macaé promove em breve licitação para escolher a nova empresa que vai terminar as obras do estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. De acordo com informação no site oficial do município, o contrato com a Tecnosolo Engenharia, até então responsável pelo trabalho, será rescindido e a firma não poderá participar do processo. A matéria só não explica qual foi o problema ocorrido com a Tecnosolo.

Flamengo com novo site em breve

O site do Flamengo em breve será reformulado. Tudo indica que vai ficar muito bonito. É por conta do novo fornecedor de material esportivo, a Olympikus. Mesmo se você não for rubro-negro, vale a pena conferir. Por enquanto, só há essa página inicial aí, informando sobre a construção do espaço.

Kaká repete camisa de Didi no Real

Foto: Reprodução e site Real Madrid
Bela lembrança do repórter Tino Marcos em matéria sobre a apresentação de Kaká ao Real Madrid, exibida agora há pouco no Globo Esporte. Ele observou que o craque vai usar no time espanhol a camisa 8, já envergada por outro brasileiro: o campista Didi, entre os anos de 1959 a 1961. Na montagem aí de cima, uma imagem de Didi trajando o uniforme e outra de Kaká, ontem. Ah, essa camisa 8...

Macaé contrata mais dois

Caras novas no Macaé Esporte para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A diretoria do clube anunciou as contratações do lateral direito Jhonatan e do atacante Rodrigo Ayres. Os dois já passaram pelo futebol carioca. Jhonatan defendeu o Fluminense no Brasileirão de 2003. E Rodrigo jogou ano passado no Americano. O Macaé estréia domingo, contra o Fluminense de Feira de Santana, no estádio de Édson Passos, em Mesquita. Como o estádio do clube, Cláudio Moacyr de Azevedo, continua em obras, o Macaé costuma mandar seus jogos na Arena Guanabara, em Araruama. Porém, a diretoria do clube não cadastrou o estádio a tempo na CBF e terá de se deslocar a Mesquita, na Baixada Fluminense, para receber o tricolor do interior baiano.

Goytacaz contrata mais 4 reforços

Li no site Ururau que o Goytacaz contratou mais quatro jogadores. São eles:

Baby - zagueiro - vindo do Noroeste de Bauru, São Paulo.
Max - zagueiro - era do Oeste, também de São Paulo, e já jogou no Boavista, de Saquarema.
Leandro Leite - volante - jogou no Americano e defendeu o próprio Goytacaz ano passado.
Léo Santos - ataante - atuou no Americano, no Cardoso Moreira e no Macaé.

Agora o elenco conta com 35 atletas, um número exagerado. É bem provável que o técnico Nei Silva corte, pelo menos, cinco ou seis jogadores.

Para a torcida, mais uma vez o Blog lembra o time-base que vem sendo trabalhado para a estréia no Campeonato Estadual da Segunda Divisão, dia 16, contra o Aperibeense, em Campos; Erivélton, Schneider, João Carlos, Vitor Zizieri e Hamilton; Marcos Basílio, Índio, Rodrigo Lopes e Rondinelli; Vitor Hugo e Paulinho.

Cardoso perde para o Flamengo

Em jogo-treino realizado ontem, na Gávea, o Cardoso Moreira, seguindo preparação para o Campeonato Estadual da Segunda Divisão, perdeu para os reservas do Flamengo por 2x0. Os gols foram de Zé Roberto e Alex Cruz. Apesar do resultado negativo, o técnico Isaac Lopes gostou do que viu. O Cardoso estréia dia 16, contra o Quissamã, fora de casa.

Flamengo - Marcelo Lomba, Everton Silva, Airton, Ronalgo Angelim e Jorbison; Kleberson, Guilherme Camacho (Bruno Mezenga), Fierro e Petkovic (Erick Flores); Zé Roberto e Aleílson (Alex Cruz).
Cardoso Moreira - Ramon, Bruno, Caboclo, Lili e Canhoto (Rogério); William, Gustavo, Thiago e Jean; Paulão e Vitor.

OBS - Com informações do Ururau, Papo Esportivo e Site do Flamengo.

Duque de Caxias: bom empate

Quem conseguiu belo resultado na noite de ontem foi o Duque de Caxias: 1x1 com o vice-líder Brasiliense, fora de casa. Geovani abriu o placar para os cariocas aos 12 minutos do primeiro tempo. O empate só aconteceu aos 17 da etapa final, com Éder. O Brasiliense segue em segundo, agora com 19 pontos. E o Duque fica em sétimo, com 13. Ah, vale ressaltar que no Brasiliense jogam os veteranos Iranildo e Fábio Júnior (aquele centroavante que explodiu no Cruzeiro).

Ataque, o crônico problema do Vasco

Foto: Marcelo Sadio/Site Vasco
A maré, definitivamente, não é boa pelas bandas de São Januário. Ontem o Vasco empatou a quinta partida seguida na Série B do Brasileirão (0x0 com o Bragantino, em casa), estacionou no sexto lugar na tabela e pode ser ultrapassado por vários adversários ao fim desta oitava rodada. A equipe é a que mais tem empates na competição (cinco, ao todo). Com apenas oito gols marcados, o ataque cruzmaltino fica à frente somente de Vila Nova/GO (sete gols), ABC (quatro gols) e São Caetano (três gols). Por outro lado, um alento: o Vasco possui a melhor defesa da Segunda Divisão, com apenas quatro gols sofridos. Na próxima rodada novamente o time joga em seus domínios, dessa vez com a Ponte Preta.