quinta-feira, 14 de maio de 2009

Goytacaz em grupo maior e mais difícil

Reunidos hoje, dirigentes de clubes e da Federação de Futebol definiram fórmula de disputa e grupos do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, agora chamado Série B em descarada imitação ao Brasileirão. Para variar, o regulamento, modificado em relação a 2008, é estranho. São 21 times divididos em duas chaves: uma com 11 e outra com 10 - o que já configura enorme esquisitice. Apesar da diferença no número de participantes, todos jogam entre si, em turno e returno, e os cinco primeiros de cada grupo passam para a segunda fase. Nesta etapa, as 10 equipes também se enfrentam em ida e volta. Os dois primeiros garantem lugar na Primeira Divisão em 2010. Em números, é o seguinte: quem brigar para subir vai jogar de 36 a 38 partidas - a diferença ocorre justamente por uma chave ter mais componentes que a outra no início.

O Goytacaz, para variar, pega o caminho mais espinhoso. O alvianil campista está no grupo B, o dos 11, teoricamente também mais forte tecnicamente, composto ainda por Angra dos Reis, Aperibeense, Campo Grande, Estácio de Sá, Nova Iguaçu, Olaria, Portuguesa, Miguel Couto, Sendas e Villa Rio. Entre essas equipes, Nova Iguaçu, Olaria e Portuguesa sempre aparecem como candidatas ao acesso. Para piorar, Estácio de Sá e Sendas, principalmente, surgem como forças emergentes de razoável estrutura.

Na chave A estão Cardoso Moreira, Quissamã, América, Artsul, Bonsucesso, Bréscia, CFZ, Profute, São Cristóvão e Silva Jardim. O maior adversário de Quissamã e Cardoso Moreira provavelmente será o tradicional América, ancorado agora pelo baixinho Romário.

A bola rola a partir do dia 15 de julho. Outra novidade: desta vez serão três times rebaixados para a Terceirona, ao invés de dois. Eles serão conhecidos na disputa de um hexagonal formado pelas seis equipes de pior índice técnico da primeira fase, independentemente do grupo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Time que quer ser campeão não tem que escolher grupo. É só fazer um time mais ou menos, pagar em dia e deixar que a torcida empurra.

Álvaro Marcos Teles disse...

Aí é que está o X da questão, caro comentarista anônimo: fazer um time mais ou menos e pagar em dia.