sábado, 25 de abril de 2009

Rola a bola na Copa Rio

Começa hoje uma competição pouco divulgada pela grande mídia, mas muito interessante para os clubes de menor investimento do estado: a Copa Rio. No aspecto financeiro o saldo é desastroso, já que apenas os confrontos das fases finais despertam algum interesse no torcedor. E fora a bilheteria, não há nenhum tipo de compensação econômica. A televisão, atualmente principal patrocinadora do futebol carioca, passa longe. Porém há sempre o lado positivo no aspecto técnico, com a revelação de novos talentos. É de suma importância, ainda, que os "pequenos" disputem um título entre si. Afinal, a torcida do ganhador terá motivos para comemorar muito e soltar o grito de "é campeão!". Além, é claro, da classificação para a Copa do Brasil, esse sim um torneio nacional e de muita projeção tanto para as equipes como para os atletas. Na primeira fase a Copa Rio tem 15 times divididos em três chaves. Dentro do próprio grupo os jogos acontecem em ida e volta. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada chave e ainda os dois melhores terceiros colocados, totalizando oito times na próxima fase. A distribuição está da seguinte maneira:

Grupo B - Macaé, Tigres, CFZ, Madureira e Friburguense
Grupo C - Americano, Quissamã, Resende, Fênix e Boavista
Grupo D - Cabofriense, Bangu, Aperibeense, Sendas e Volta Redonda

O Grupo A, no entendimento da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, foi a fase classificatória na qual garantiram vaga Sendas, CFZ, Aperibeense e Fênix.

Outro detalhe bacana é que a Copa Rio tem 10 times da 1ª Divisão, 4 equipes da 2ª Divisão e 1 clube da 3ª Divisão. Isso levando em conta os campeonatos realizados em 2009, ignorando o fato de a Cabofriense ter sido rebaixada para a Segundona de 2010.

Nenhum comentário: