domingo, 26 de abril de 2009

Sorte de campeão

Foto: Buda Mendes/Ferj
Parece coisa do além: mesmo quando joga melhor que o rival, o Botafogo não consegue vencer o Flamengo em decisões. Hoje, depois da virada, o alvinegro passou a ter o clássico nas mãos. Poderia ter decidido a partida antes dos 15 minutos do segundo tempo. Teve o chute de Alessandro que Bruno defendeu no chão e a bola, caprichosamente, subiu, beirou o travessão e saiu. Não bastasse, o árbitro Rodrigo Nunes de Sá foi, digamos assim, extremamente complacente com Juan no lance da falta feia em Maicosuel. O cartão vermelho, pela circunstância da jogada e sua seqüência, não seria exagero. E, como dizem que há coisas que só acontecem ao Botafogo, num único lance dois de seus principais jogadores se machucaram seriamente sozinhos: Reinaldo e o inspirado Maicosuel, em grande tarde. Depois que saíram, o time se desmanchou. Foi justamente a partir daí que o rubro-negro, superior apenas nos primeiros minutos, voltou a crescer e encurralar a defesa botafoguense da mesma forma como aconteceu na final da Taça Rio. Coube a Jean Carioca desperdiçar o que seria o terceiro, ao entrar cara-a-cara com Bruno e tocar justamente onde estava o arqueiro. O gol do Flamengo era questão de tempo. E aconteceu aos 39, com o chute de Willians depois de uma atrapalhada disputa com Gabriel e o desvio no azarado Emerson. Resumindo: a sorte esteve, como nunca, do lado flamenguista.

4 comentários:

Provisano disse...

Tens razão Álvaro, essa sorte só acompanha quem é penta-campeão brasileiro, campeão da Libertadores, campeão Mundial Interclubes, "ene" vezes campeão da Taça Guanabara, 30 vezes campeão estadual (agora à caminho da 31ª vez) e, inúmeras outras conquistas que se aqui fôssemos relatar, tornaria o comentário muito longo.

O fato é que o jogo não foi tão favorável assim ao Fogão, foi lá e cá, sendo o diferencial nesse jogo de hoje é que o Botafogo marcou um pouco mais do que na partida passada e o Mengão jogou mais recuado do que o normal.

Outro diferencial foi a torcida. Inegavelmente, a do Mengão na hora em que o time mais precisou, "entrou" em campo (diga-se de passagem, que gramado ruim, hein?) e literalmente fez a diferença.

A desculpa das contusões não é das mais adequadas, fazem parte do jogo e o Botafogo tem peças de reposição à altura dos que se contundiram.

Exagero seria dar cartão vermelho à Juan pela falta feita, até porque o mesmo sofreu faltas similares e quem as cometeu não mereceu também cartão. Futebol por ser um jogo de contato, e por a partida ser a primeira de uma final, os ânimos ficam um pouco mais acirrados mas, a arbitragem no seu geral, foi boa.

Esse empate nos remeterá para um jogão no próximo domingo. Jogo para quem tem coração forte e que vencerá o melhor que, espero com sinceridade, seja o Mengão.

Gervásio Cordeiro NETO disse...

É Provisano, vimos um jogo diferente... O que o lateral esquerdo do seu time fez foi um papelão, mas o juiz aliviou legal... E não se podia encostar nos atletas do time da gávea que o rapaz apitava...incrível!!
E dizer que o Botafogo tem peças de reposição para os que saíram é uma piada. Maicosuel estava acabando com o jogo!! E o tal do Renato que entrou em seu lugar não acertou nada!!!
A sorte está lançada, mas com os prováveis desfalques de Reinaldo e Maicosuel, as coisas ficam mais complicadas.
saudações botafoguenses

Sérgio Provisano disse...

Caríssimos Neto e Álvaro.

Certamente vimos dois jogos distintos, eivados da imparcialidade parcial, típica da paixão comum que é a de torcer, de forma cega, pelos times de nossos corações. Sejam eles quais forem.

Aí, enxergamos a mesma partida de forma diferente, o árbitro, de acordo com nossas "visões imparciais" (volto a repetir) acaba por marcar infrações das quais a torcida discorda.

Concordo que o Renato não foi feliz em suas intervenções mas temos que dar o devido desconto, ele entrou abalado psicologicamente com a infeliz contusão do companheiro Maicosuel que realmente estava inspirado, sua saída comprometeu o esquema tático do jogo do Fogão, não foi uma piada a minha ponderação sobre a questão das peças de reposição, quando muito foi um comentário meio maldoso, para colocar um pouco de pimenta nesse debate, de altíssimo nível diga-se de passagem.

Domingo o jogo será outro, vale Taça, vale principalmente, Título, o título de Campeão Estadual de 2009. Título que para nós, torcedores, eu, você Neto, o Álvaro e milhares de outros que, como nós, são imparciais e apaixonados pelos nossos respectivos times, tem mais valor do que outras competições que saem do âmbito de nossa casa, o nosso Estado, afinal que graça tem zoar com estranhos se podemos fazer com nossos amigos e vizinhos.

Bom início de semana à todos e domingo que vem, nos falaremos de novo, campeão e vice e que os Deuses do futebol fiquem ao lado da Nação Rubro-Negra.

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Um abraço, Provisano!!
Acabei escrevendo algo soobre o jogo no "Sociedade" e conto com sua imparcial participação!!rsrrss