quarta-feira, 30 de abril de 2008

Foto: Álvaro Marcos
Eraldo na cabeça

Por Stefano Salles/FutRio

O jornalista Eraldo Leite, do Sistema Globo de Rádio, foi declarado vencedor da eleição disputada nesta terça-feira, que definiu a nova diretoria da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj). Eraldo venceu com 66 votos, contra 51 do adversário e então presidente da entidade, Pedro de Jesus Costa. O resultado não foi imediatamente homologado porque pessoas ligadas à administração de Pedro aproveitaram um momento de confusão para fazer sumir as duas urnas da votação do interior, que ocorrera na véspera.


Sem as urnas do interior, o promotor aposentado e presidente da mesa, Carlos Felipe, se recusou a declarar Eraldo vencedor. A urna de Barra Mansa recebeu 39 votos, contra 25 de Campos. Os profissionais de imprensa da cidade norte-fluminense calculavam que Eraldo, campista, teria na urna da região 21 votos, contra 4 de Pedro. Quanto a Barra Mansa, não havia estimativas.

Foi grande a confusão, houve brigas e em alguns momentos o pleito fez lembrar a última eleição do Vasco. O caso foi parar na 18ª DP (Praça da Bandeira). Eraldo registrou o furto das urnas e Carlos Felipe terminou por declará-lo oficialmente como o vencedor da disputa. O novo presidente da entidade não terá muito tempo para comemorar: tomará posse já nesta quarta-feira, às 13 horas, na sede da entidade, e acredita que terá muito trabalho pela frente.

“Tudo o que aconteceu ontem, a falta de competência, práticas ultrapassadas da última diretoria e as manobras de Pedro Costa e seus asseclas para atrapalhar a disputa só demonstram uma coisa: a Acerj acabou. Precisaremos recriar a Acerj. Teremos uma nova Acerj. A nossa primeira medida será fazer uma espécie de recenseamento, para descobrirmos quem somos e quantos somos. Na eleição, muitos dos profissionais registrados não puderam votar porque na credencial constava a categoria provisório”, afirmou o novo presidente da entidade.

Nenhum comentário: