sábado, 5 de abril de 2008

Foto: Site FerjEquívocos comuns
Teve lógica o rebaixamento de América e Cardoso Moreira no Campeonato Carioca. São muitas as coincidências negativas dos dois clubes num curto período de tempo. Só este ano o América trocou de técnico quatro vezes. Primeiro foi Ademir Fonseca, passou por Jorge Vieira e Amarildo, e terminou com Gaúcho. O Cardoso teve um processo semelhante, que começou na disputa da Segundona, ano passado. A campanha teve início com Rubens Filho, substituído por Mário Marques. Nesta temporada, Charles Guerreiro começou os trabalhos, acabou trocado por Duílio Júnior e a bomba estourou na mão de Jeová Ferreira. Cinco treinadores em aproximadamente oito meses. Outra semelhança: a péssima performance dentro de casa. O América não venceu um joguinho sequer atuando em Édson Passos. E o Cardoso derrotou apenas o Boavista em seus domínios. No intervalo entre a Taça Guanabara e a Taça Rio, os dois clubes trocaram inúmeros jogadores. O América pegou atletas emprestados com Flamengo e Botafogo e dispensou outros tantos. O Cardoso agiu de forma quase idêntica. Se os amigos leitores repararem bem, até os uniformes se equivalem: ambos são alvirubros. Até o fraquíssimo Mesquita, que disputou a fuga da degola até o último instante, teve um destaque: o atacante Leandro Netto, autor de sete gols no Estadual. Dá para apontar alguém em América e Cardoso? Quem? Bruno Carvalho, Válber, Maciel e Fábio Augusto? Ou Neném, Germano...? No futebol não há uma fórmula exata para sucesso ou fracasso. Existem, sim, indicativos. E, neste aspecto, ambos abusaram do direito de brincar com o azar. O América, ao que tudo faz crer, por incompetência mesmo. E o novato e simpático Cardoso, talvez por uma ingenuidade quase infantil de debutante.

2 comentários:

Cassio Peixoto disse...

muito foda essa do cardoso, gostei, agora é torcer para que a américa não se transforme emum são cristóvão e continuar torcendo para o Goytacaz ficar onde está ou cair para a Terceira Divisçao onde é o lugar dele, valeu!!!

Álvaro Marcos Teles disse...

Como torço para o futebol regional, gostaria de ver o Cardoso novamente na elite carioca. Também Goytacaz, Rio Branco e quantos clubes tupiniquins fossem possíveis. Pura utopia, claro, mas continuo sonhando.