terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Outra competição
A Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, começa sábado. A característica da disputa é bastante diferente da Taça Guanabara. Existem alguns pontos que podem refletir em uma ou mais surpresas nas semifinais no que se refere a presença de pequenos invadindo o território dos grandes, previamente demarcado pelo regulamento que estipula jogos somente no Rio de Janeiro.

1 – Todos os quatro grandes estão envolvidos em competições paralelas. Flamengo e Fluminense na Libertadores; Vasco e Botafogo na Copa do Brasil – casos também de Madureira e Volta Redonda. Com isso ocorre o estresse dos jogos no meio de semana, viagens longas e risco de ter jogadores contundidos.
2 – É bem provável que o Flamengo não dê a devida atenção à Taça Rio, por estar garantido na final. Mesmo ciente de que, conquistando também o segundo turno, será campeão sem a necessidade da decisão.
3 – As equipes de menor porte tiveram um período de 20 dias para ajustar os ponteiros. Foi a chamada “inter temporada”. Puderam se reforçar, recuperar jogadores lesionados ou mal fisicamente, e melhorar o conjunto de uma maneira geral.
4 – Na Taça Rio, os grandes jogam dois clássicos na fase de classificação, já que uma chave enfrenta a outra.
5 – Vasco, Fluminense e Botafogo perderam a primeira chance de chegar à finalíssima e agora só têm mais uma única oportunidade, o que pode influir psicologicamente.

Para que as semifinais se repitam entre os grandes, sem “intromissão”, é preciso muita concentração e um ótimo aproveitamento nos jogos em casa contra os menores. Além da superação física e emocional. Caso contrário, a zebra pode dar o ar da graça.

Nenhum comentário: